Luz como um produto de estilo de vida
Iluminação inovadora com LED

A invenção da luz elétrica mudou o curso da história da humanidade para sempre. Parece quase inacreditável que a lâmpada de arco de carbono foi criada há mais de 200 anos. Por sua vez, as residências privadas já têm luz elétrica desde a década de 1880.

Atualmente, cerca de 135 anos depois, a luz tornou-se num produto de estilo de vida entusiasmante. Graças à tecnologia LED moderna e extremamente eficiente, somos capazes de iluminar as nossas casas para criar os nossos próprios ambientes únicos, acolhedores e economizadores em inúmeras cores, formas e designs.

Lâmpadas LED

Desde filamentos de tungsténio a díodos emissores de luz

Como é que a tecnologia da luz mudou?

Nos últimos anos, a iluminação elétrica realizou avanços tecnológicos incríveis. Com o seu conhecimento da velocidade da luz, os investigadores conseguiram desenvolver lâmpadas com filamentos de tungsténio com tecnologia LED. Os díodos luz já eram produzidos em massa desde a década de 1960, contudo, inicialmente eram apenas adequados para calculadoras e relógios digitais. Antigamente, a emissão de luz do LED era muito baixa. À medida que o LED evolui, essa emissão de luz aumentou de menos de 0,1 lm/W para mais de 100 lm/W, o equivalente a um salto quântico em termos tecnológicos. A última geração de luzes LED consegue atingir emissões de 300 lm/W.

Atualmente, as luzes LED são fundamentais para os conceitos de iluminação, tanto nos escritórios como nas casas. Não é de admirar, uma vez que os díodos emissores de luz possuem uma vantagem clara em relação aos seus predecessores, são bastante mais eficientes! Por exemplo, uma lâmpada tradicional tem uma eficiência de apenas praticamente 5%, os restantes 95% são libertados como calor. A eficiência foi amplamente melhorada com a iluminação LED, algo que a fundação de testes alemã, Stiftung Warentest, demonstrou claramente: uma família de três pode poupar cerca de 150 euros/ano se substituírem as lâmpadas tradicionais por tecnologia LED.

Luz como um produto de estilo de vida

Utilizar tecnologia LED em conceitos modernos de iluminação

Além disso, o LED não é apenas mais eficiente do que os seus predecessores. Com esta tecnologia de luz moderna, pode também criar conceitos de iluminação que seriam completamente impensáveis há apenas alguns anos. Para alguns, as luzes LED estão associadas a fontes de luz frias brancas desconfortáveis, mas essa associação é um mito. De facto, os conceitos de iluminação contemporânea com díodos luminescentes podem fazer muito mais: desde uma iluminação quente branca e confortável para espaços de convívio a uma gama completa de cores no espetro RGB, tudo é possível. As luzes LED são igualmente avançadas no que diz respeito à sua simplicidade de uso. Com o LED STAR+ RELAX & ACTIVE, por exemplo, com apenas um clique, pode alternar a iluminação de um branco fresco estimulante que promove a concentração para um branco quente harmonioso e confortável.

LED STAR+ RELAX & ACTIVE
LED STAR+ RELAX & ACTIVE

As luzes LED reguláveis também permitem criar esquemas de iluminação únicos. Pode utilizá-los para transformar um quarto ou uma casa de banho numa zona de spa que o estimula a relaxar e a sonhar. Não precisa de instalar um regulador adicional, com luzes como o LED STAR+ DUO CLICK DIM, pode regular as mesmas com o premir de um botão. A tecnologia LED também permitiu a criação de novas opções de exterior: com luzes equipadas com sensores SMART+ e de crepúsculo, pode controlar remotamente as suas luzes com o seu smartphone, PC ou tablet. Agora, não precisa de se preocupar com ter de se levantar para ligar as luzes quando o sol se põe.

Edição Vintage 1906

LED: o futuro da iluminação?

Fitas de LED, projetores de LED, postes de jardim LED: com uma tecnologia tão inovadora e economizadora, não temos de nos sentir culpados por achar que a lâmpada tradicional tem os seus dias contados. Mesmo assim, para muitas pessoas, a sua forma familiar tornou-se um clássico de design e, por esse motivo, muitas luzes LED têm o aspeto das lâmpadas tradicionais. Graças a um encaixe de lâmpadas conhecido como retromodificação, estas incríveis peças também podem ser utilizadas nos casquilhos tradicionais, o que permite uma poupança energética ainda mais simples. E o melhor de tudo: com a tecnologia LED, a iluminação pode ser concebida de diversas formas únicas. Na coleção LEDVANCE vai encontrar, entre outras coisas, luzes vintage clássicas reminiscentes dos "bons velhos tempos" da lâmpada de filamentos de carbono. A luz LED Edição 1906 tem um aspeto deslumbrante num castiçal clássico e cria uma afirmação de elegância altamente eficiente em termos energéticos.

Se procura soluções de luz inovadoras, não precisa de procurar mais com a série SMART+ da LEDVANCE. Esta inclui uma ampla variedade de luzes e luminárias LED para iluminação interior e exterior que pode controlar através de Gateway ou Bluetooth com uma aplicação ou um comando de voz. Na verdade, muitas das luzes podem também ser associadas diretamente à Siri da Apple ou ao Echo da Amazon. Em suma, estamos numa dimensão totalmente nova! Com uma vida útil espectável de aproximadamente 20 000 horas, não só poupa energia como também tem a conveniência adicional de raramente precisar de substituir lâmpadas!